15 de março de 2010

Punho Forte com Edricy Tattoo

By Edricy França

Na seção Punho Forte, onde falamos talentos locais, falaremos do desenhista, grafiteiro e tatuador Edricy França dos Santos. Edricy nasceu em Belém (PA), em 05/11/82. Apesar de paraense, ele se diz amapaense de coração e alma, pois cresceu em Macapá.

Edricy começou a se interessar pelas artes em 1992, segundo ele, por causa de dois primos seus, que estudavam na Escola de Arte Cândido Portinari. Ele ficou fascinado com o aprendizado recebido por seus primos e começou a rabiscar alguns retratos de sua avó. Sua mãe percebeu a veia artística e o matriculou na mesma instituição de ensino.

Em 1993, o futuro tatuador precisou parar os estudos, pois sua casa foi destruída por um incêndio. Edricy se tornou skatista e começou a curtir culturas urbanas, como o grafite. Em 2002, resolveu voltar a estudar arte, fez amizades com vários artistas, como o grafiteiro e caricaturista Marconi, com quem aprendeu a grafitar.

Conforme ele, o grafite virou uma fonte de renda. Edricy decorou muitos estabelecimentos em Macapá, como o Bar e Pizzaria do Francês (local já descrito e indicado pelo Eu sou do Norte). O dinheiro foi usado para ir à São Paulo (SP), onde o artista aprendeu tatuar com o Tattoo Cigano.

O Cigano é um renomado tatuador de São Paulo, tido como um dos melhores do Brasil. Mais informações no site do artista, no endereço: http://www.hepidermedesign.com.br/ .

De acordo com Edricy, muitas influências o forjaram como tatuador, como dos “Gêmeos de São Paulo”, conhecidos grafiteiros daquela cidade. No desenho, se espelhou em Tattoo Cigano, Frank Frazeta, Robeste Hernandes e o nosso amigo Carlos Cabral (tatuador amapaense que mora na Espanha, de quem falaremos logo, logo). Na Aerografia, uma das técnicas do grafite, sua principal referências é o artista Sorayama.

Com todos estes elementos, o artista se tornou um tatuador muito bom na técnica de realismo, que reproduz fotos e imagens com perfeição. Nos dias de hoje, Edricy se reveza entre Macapá e São Paulo, onde já tem espaço garantido.

O tatuador possui um estúdio em sua residência, em Macapá, onde “risca” pessoas e materializa fantásticas imagens na pele. Antenado, tatua ao som de rock. Quando fiz a minha tatuagem, escutamos desde Nação Zumbi à The Smiths. Ainda brinquei, disse a ele: “Edricy, eu pensava que saia mais sangue do que isso aí” e ele: “Comigo não, desenho machucando o mínimo possível” (risos).

Brincadeiras à parte, ele é um artista talentoso, carismático e criativo. Edricy é muito bom no que faz, tanto que é requisitadíssimo na capital amapaense. Mas ele quer mais, como nos disse:

“Pretendo sair de Macapá definitivamente em breve, quero mais experiência na Tattoo e de vida. Estudo o realismo e quero ser reconhecido lá fora, reconhecimento este muito difícil aqui”, afirmou o artista.

Aos interessados, o estúdio de Edricy França fica na Avenida Antônio Gonçalves Tocantins, no bairro do Trem, zona Sul de Macapá. O telefone para contato é 8116-3013. Aprovamos e indicamos. 

Elton Tavares

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí, Edricy é muito bom nos traços mesmo!

Flávio Cavalcante disse...

Alguem tem o endereco ou telefone do Edricy...
Eu gostaria muito de falar com ele....
Abracos...
Flavio Cavalcante