1 de março de 2010

Punho Forte

Quem estréia a coluna Punho Forte, é Jonas Banhos, amapaense, de raiz ribeirinha do Rio macacoarí e rio pedreira, ativista cultural, social e ambiental.
Idealizador do Projeto “Nossa casa de Cultura e Cidadania”, com muita simpatia e simplicidade, ele me falou um pouco do projeto que conheci por acaso, durante a Feira Universitária, realizada na última semana na Unifap (Universidade Federal do Amapá).

A intenção é compartilhar com vocês, leitores do blog “Eu sou do Norte”, um pouco da história de pessoas da nossa terra que tem punho forte e seguem em frente pra alcançar seus objetivos. E chega de enrolação, segue uma breve descrição do trabalho realizado por Jonas Banhos, que veleja pelas ruas de Macapá com a barca das letras, levando a biblioteca comunitária.

O projeto “Nossa Casa de Cultura e Cidadania” trabalha com a leitura de mundo, cinema nacional, exibições na tv da comunidade, brinquedos da amazônia, reciclagem, reaproveitamento e artesanado, oficinas e palestras.

Jonas Banhos também comanda com a Rádio Nossa Casa, empiricamente transmitida com um megafone com a participação dos cidadãos. 

Este exemplo de Punho Forte, tem muita história pra contar, muito para oferecer com esse trabalho de grande relevância para, principalmente, as comunidades que não tem acesso à leitura, informação e um pouco de alegria. Na barca de Jonas, está escrito exatamente o que ele carrega consigo : Barca das Letras, da paz e amor.

Para conhecer mais um pouco de Jonas Banhos, acesse : http://jonasbanhosap.blogspot.com
A Casa da Cultura e Cidadania está localizada na Av. Ernestino Borges 567-A Bairro Laguinho Cep. 68.908-010 entre Rua General Rondon e Rua Eliezer Levi.

Doe livros/revistas/brinquedos que levamos para as comunidades ribeirinhas amapaenses. Já são 58 bibliiotecas comunitárias em 10 municípios do Amapá e na Terra Indígena Wajãpi.
Desde 21/04/2008, já são mais de 20.000 livros arrecadados e entregues às comunidades, muitas rodas de leitura, exibição de filmes, oficinas de fotografia/filmagem/rádio comunitária/organização social de base, saraus culturais.
Telefones 96 8129 1837/ 9148 3049 Site: http://nossacasaap.com.br

Camila Karina

Nenhum comentário: