6 de setembro de 2010

QUINTETO LEÃO DO NORTE


Nesta terça-feira, 7 de setembro, o SESC Amapá apresenta a boa música do Projeto Sonora Brasil, formação de ouvintes, através do Quinteto Leão do Norte de Pernambuco, com obras de Claudio Santoro e Guerra Peixe, às 20h no auditório da Escola SESC (Rua Jovino Dinoá, 4311 – Beirol).

O Quinteto

Combinação mista de cordas e sopros fazem parte da apresentação do Quinteto Leão do Norte, formado especialmente para realizar o circuito do projeto Sonora Brasil 2010. A base do grupo está nos três integrantes do Quarteto Encore - quarteto de cordas que realiza trabalho de reconhecida qualidade na cidade de Recife. Seus músicos, apesar de jovens, acumulam larga experiência como intérpretes e professores, atuando também em orquestras e conjuntos de câmera.

Gueber Santos – Clarinete
Carlos Santos – Violino
Nilson Galvão Jr. – Violoncelo
Nilzeth Galvão Santos – Viola
Rogério Acioli – Flauta

Sonora Brasil

O projeto SONORA BRASIL – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Em sua 13ª edição o projeto apresenta como tema MÚSICA BRASILEIRA DO SÉCULO XX – A OBRA DE CLAUDIO SANTORO E GUERRA-PEIXE. Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, com o objetivo de estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

Em quatro etapas o projeto apresenta quatro formações distintas que apresentarão a obra dos dois compositores em programas que buscam mostrar a evolução de suas obras, confrontando o período em que se dedicaram ao dodecafonismo com o período posterior, o nacionalismo, em que buscaram valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Representando três estados do Brasil e o Distrito Federal, o Quarteto de Brasília (DF), o Quinteto Latino-Americano de Sopros (PB), o Quinteto Leão do Norte (PE) e o Conjunto GYN Câmera (GO), realizarão os concertos em mais de 90 cidades do país.

Cumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o SONORA BRASIL consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2010 são 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC com vistas à formação de platéia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras.

Juliana Coutinho – Ascom/SESC/AP.

Nenhum comentário: