Pela liberdade, seja ela qual for. Essa foi a motivação dos rostos pintados e dos punhos erguidos do século 21 ontem (18). As ruas de Macapá foram invadidas pela Marcha da Liberdade, na qual diversos seguimentos da sociedade civil organizada (ou nem tanto), demonstraram sua determinação em lutar pela democracia, liberdade de expressão, respeito e tolerância. A maior prova desse empenho foi o ato de se reunirem às 14hs na Praça da Bandeira iluminados pelo sol escaldante em Macapá. Haja motivação!
A Marcha da Liberdade aconteceu simultaneamente em diversas cidades brasileiras. Aqui a caminhada saiu da Praça da Bandeira e foi até a Praça do Côco, com retorno ao ponto inicial, culminando com show musical de diversas bandas e cantores locais.
O movimento pacífico contou com a participação de cerca de mil pessoas, e demonstrou a consciência política que a juventude brasileira parecia ter esquecido. Seja qual fosse a bandeira hasteada, o sentimento de unidade e cidadania foi o marco do evento.
No show musical tivemos as bandas Beatle George, Matinta Pereira, Profetika, Stereovitrola, The End, LBR e Roni Moraes. Destaque para a Beatle George que não cantou, mas sim bradou junto com os militantes o hino de Raul Seixas “Viva! Viva! Viva a sociedade Alternativa!”.
Foi um evento muito bom, tanto pelo caráter político cultural, quanto pela organização e mobilização. Nós do blog Eu Sou do Norte apoiamos a marcha e qualquer outra movimentação que seja baseada no respeito, na liberdade de expressão e apoio à cultura.
Como bradavam os participantes da Marcha Liberdade: Em casa, somos um.
Juntos somos todos!
por Camila Ramos