24 de agosto de 2011

Tocou Raul!

Sim! Tocou Raul no Sesc Centro ontem, 23, pelo projeto Botequim. Os responsáveis pelo tributo foram Silvio Carneiro e a banda Tio Zé, que navegaram em canções ainda vivas na alma de todos os amantes do bom e velho rock’n roll.

Foto: Aog Rocha

O show trouxe ao público (ou melhor, construiu com o público), a atmosfera contestadora e mística que caracteriza o velho maluco. A equipe do Eu Sou do Norte formada por Beliza Alfaia (e seus arrepios emocionados), Graciliano Galdino (com sua devoção raulesca), e eu, Camila Ramos, esteve presente e compartilhou a mesma impressão da apresentação: um tributo carregado de profunda reverência ao pai do rock brasileiro.

Apesar de algumas falhas grosseiras da banda, as canções fizeram um apanhado de bom gosto do rock baião de Raulzito, desde a abertura com a versão vibrante de “Um som para laio”, até o coro final com hino “Viva a sociedade alternativa”. A linha melódica das canções e sua disposição durante a apresentação foi harmoniosa e empolgante, sem deixar a peteca cair nem ao menos no momento em que um bloco de musicas foi executada à voz e violão.

Foto: Aog Rocha
Mas o que mais chamou a atenção na noite foi a impecável interpretação de Silvio Carneiro que, além de cantar com timbre e técnica bem semelhante as do Seixas, praticamente incorporou o maluco beleza. Muito boa presença de palco. Aliás, a marca de sua apresentação foi justamente o notório tributo ao pé da letra. Era perceptível a devoção com a qual Silvio cantava e sentia as letras e melodias do Raul. Esse é o diferencial de uma verdadeira homenagem ao ídolo. Vale destacar também as inserções explicativas sobre textos e contextos de todas as musicas tocadas. Muito válido.

Ah! Não poderia deixar de citar o povo do Liberdade ao Rock firme e forte na frente do palco fazendo o back vocal apaixonado de Raul Seixas. Rsss.

Foi um belo show que colocou no bolso os covers e tributos apresentados recentemente no estado. O clima de anarquismo rock’n roll tomou conta do público e do palco, tornando a apresentação uma viagem a Anarkilópolis.

Pena que não deu pra curtir todo o repertório preparado para a noite devido o atraso de quase 2 horas para o começo do evento, e a necessidade de fechar a casa no horário estipulado pela produção. Apesar do apelo em massa para um bis de pelo menos uma canção, não foi permitido. Até porque, como todos sabem, no Sesc tudo tem que ser selado, registrado, carimbado, avaliado, rotulado se quiser voar.

Por fim, o blog parabeniza a banda Tio Zé, Silvio Carneiro, Sesc e a todos os que se fizeram presentes e somaram com o belíssimo show.


Camila Ramos

3 comentários:

Sílvio Carneiro disse...

Cara Camila e toda equipe do Eu sou do Norte, quero agradecer profundamente, em primeiro lugar, pela presença de vocês no tributo. E, em segundo lugar, pelo texto e pelas observações certeiras, tanto aos acertos quanto aos erros (que foram muitos). Isso mostra a competência analítica de uma crítica das artes bem construída, como vocês se propõem a fazer.
Quanto a mim, espero manter-me merecedor de todas essas qualidades citadas em seu texto e sempre tentando melhorar a cada vez.
Adianto que estou em outros projetos, junto com o AJ e, talvez, com a banda Tio Zé. Brevemente, espero ver vocês em novas rockadas por aí!
Abraços carinhosos a todos da equipe.

Cordialmente, Silvio Carneiro Neto

Camila Ramos disse...

Silvio, somos muito gratos primeira mente pelo seu acesso no blog, e em segundo lugar pela sua empatia com nosso texto.

Estaremos sempre acompanhando seu trabalho, mantenha-nos informados sobre as novidades.

Que você tenha sempre um bom trabalho.

Um abraço!

Camila Ramos

Aline Vanessa disse...

Adorei o Show! Todo ano eu tenho que ir em alguma homenagem ao Raul. Sou fã, agora Fã do Sílvio Carneiro Tbm.