O FIM ( Festival de Imagem-Movimento) chegou com tudo! No dia 28 no auditório do MIS aconteceram exibições de 3 vídeos independentes:
“Cajaíba 18' Ano: 2011, UF: Belo Horizonte-MG Sinopse:Mais um dia em Cajaíba, barcos são construídos, outros abandonados. Os ciclos das marés da vida e da morte marcam a passagem o tempo.” Cajaíba é um documentário muito interessante para conhecer as histórias das embarcações e as pessoas que passaram por elas.
“RDS Iratapuru 27' Ano: 2011, diretor: Gavin Andrews. Macapá-AP Sinopse: Em 2010, o projeto Guiana Shields Initiative da PNVD patrocinou uma série de ações na reserva de desenvolvimento sustentável do Rio Iratapuru no estado do Amapá, Laranjal do Jarí. Um ano depois uma equipe volta à região para documentar o impacto do Projeto GSI nas comunidades que depende da reserva e cuidam dela.”
Este documentário,bem mais familiar, se passa no Laranjal do Jarí, e as entrevistas são com pessoas da região. Além de conscientizar a galera, o documentário serve para mostrar um pouco da cultura amapaense. Muito bom!
“O Cônego – Sendereos da Cabanagem 1,24' Ano:2010, UF: Barcarena-PA Sinopse: única autêntica revolução popular no Brasil aconteceu na Província do Grão-Pará. Contra o despotismo e a tirania os paraenses se levantaram em armas e assumiram o poder. Este filme é inspirado nestes fatos históricos e sua trama tem por base a experiência vivida pelo Cônego Batista Campos no período preparatório à eclosão da revolução cabana que teve desfecho em 7 de janeiro de 1835 com a tomada de Belém.”
Cenas chocantes nos mostram a revolução feita por Batista Campos, ainda um ilustre desconhecidos por alguns. O filme visita os fatos históricos da Cabanagem, centrados na trajetória de uma de suas mais influentes lideranças, o Cônego Batista Campos.
Foi uma satisfação para a galera da organização do FIM ver, em plena segunda-feira, o auditório com um bom público que respondia positivamente às exibições. É isso aí, e programação continua até dia 4 de Dezembro. Esse foi apenas o ínicio do FIM.
Texto: Karinny de Magalhães
Fotos: Nayana Magalhães
2 comentários:
Valeu meninas, simbora!
Foi massa ;D
Postar um comentário