20 de dezembro de 2011

Rasgando a película


Harry Potter e as relíquias da morte - parte I 

A saga de Harry Potter cresceu e amadureceu em todos os sentidos. No início não era muito fã da série, porque a julgava boba demais. Logo depois, percebi que a história se mostrava mais poderosa. Harry foi crescendo, e com isso os perigos e sua vulnerabilidade. Até que, no sexto capítulo, a história mostra finalmente a que veio, nos oferecendo o melhor da série até então. Até então, porque a primeira parte do último capítulo foi o melhor Harry Potter, até mesmo superior à segunda parte, quando a saga atingiu seu clímax. Digo isso porque, além de acompanharmos o crescimento de Harry há uma década, sendo impossível deixar de lado essa carga emocional, a série se mostrou impecável nesse primeiro capítulo final, apostando num tom pesado, violento, com toques de suspense.

Já iniciando numa sombria cena de sacrifício humano, o filme deixa de lado a ação, e explora muito mais a tensão, ajudado pela trilha sonora e a incômoda escuridão. Harry, Rony e Hermione buscam desesperadamente encontrar e destruir as horcruxes, a única forma de matar Lord Voldemort. Sem segurança em Hogwarts, o cerco se fecha sobre os três, que começam a sofrer a perseguição implacável de Voldemort. Logo, se tornam foragidos. O trio, na busca pelas horcruxes, precisam enfrentar também seu próprio desgaste: Rony está cada vez mais sombrio, Harry depressivo e Os Comensais da Morte, que já vinham se infiltrando nas administrações superiores do mundo dos bruxos, iniciam seu domínio, ajudados pela sua mídia. O ministério da magia começa um processo de "limpeza", buscando eliminar, ou subjugar, os impuros e mestiços, e ampliar seu domínio para o mundo dos trouxas. Rony lê jornais para saber se seus pais estão numa lista de mortos; mestiços são interrogados e julgados, etc. Sim, Harry Potter também discute política.

O filme também não deixa de mostrar as consequências dessa perseguição na vida do trio, quando expõe o braço quebrado de Rony, ou a tortura que Hermione sofre. Também aplica uns bons sustos, apesar de alguns serem fake. Tudo isso é feito de forma cuidadosa, talvez alguns até reclamem de uma lentidão na história, o que é uma bobagem. O filme não é ação, é tensão. Aquela fuga de Harry, Hermione e Rony do Ministério da Magia, é muito melhor do que muitas cenas de ação por aí.Particularmente, ainda considero a cena final de Harry Potter e o enigma do príncipe (a traição de Severo) a melhor de toda a série, mesmo que as relíquias da morte - parte 1 seja o melhor filme.

A descoberta que Voldemort faz, a morte de um personagem, e o peso insuportável que o trio sente em tomar algumas decisões deixaram uma mega expectativa para o capítulo final. E que foi cumprida. Sinceramente, Harry Potter faz falta. Saga é isso aqui!

Nenhum comentário: