2 de março de 2012

Rasgando a película



Homem de ferro 2

O primeiro filme Homem de Ferro investia na formação de um herói, apesar dos óbvios defeitos de Tony Stark (seu narcisismo, irresponsabilidade), e conseguia mesclar tranquilamente ótimas sequencias de ação com pura comédia. Boa parte disso foi possível por causa da atuação irreverente de Robert Downey Jr., e a direção inspirada de Jon Favreau, que sempre foi um ótimo comediante. 

Nesse segundo filme, todos esses elementos ainda estão presentes, mas é um filme inferior, creio eu, porque não perceberam que tipo de história o Homem de Ferro pede. 

Notícias de bastidores afirmam que a interferência da Marvel para introduzir "Os Vingadores" na história modificaram o que Jon Favreau planejava para o filme. Dá para perceber...Bobagens aqui e ali, deixaram de lado Pepper Potts, Viúva Negra (Scarlett Johansson, cada vez mais bela e inexp ressiva) tem cenas de luta bacanésimas e só, e desperdiçaram a megaoportunidade de Mickey Rourke como o vilão Chicote Negro, que só tem dois embates com o Homem de Ferro, e ironicamente, só oferece real perigo em sua versão mais frágil na empolgante sequencia em Mônaco, quando não tem nenhuma armadura especial. Sem contar que o embate final é tão frustrante que pode, exageradamente, ser definido como anti-clímax. Terrível.

A história: Tony Stark é pressionado a entregar sua armadura para o Governo dos Estados Unidos, e precisa enfrentar suas próprias crises (uma bobagem do filme), encontrar algo para salvar sua vida (assistam ao primeiro filme), e lutar contra o divertidamente patético Justin Hammer (seu rival nos negócios de armamentos) e contra o Chicote Negro, um cientista que resolve destruí-lo por julgar que seu pai nunca foi reconhecido corretamente pela família Stark. Além disso, a "Marvel" está mais presente, não apenas nas referências a outros personagens (Capitão América e Thor), mas jogando algumas "coisas" que certamente farão parte das próximas histórias de seus super-heróis.

Homem de Ferro 2 é muito mais "ação e porrada", é verdade. Porém, é um filme divertido que pecou pela história fraca. Se o começo, com o Homem de Ferro caindo do céu direto no palco de seu show, embalado pela maravilhosa música do AC/DC já vale muita coisa, imagina com uma boa história? Vamos esperar os próximos filmes.

Fabricio Paes Coelho

Nenhum comentário: