10 de setembro de 2012

DIY - Montando um Home Studio Basiquíssimo

Como prometido no último post da série DIY, vamos agora aprender a montar um home studio capengo para início de conversa. Vamos começar com um modelo de gravação bem básica, e depois continuaremos aprofundando e aperfeiçoando as técnicas no que diz respeito a plataformas, equipamentos, softwares, ambientes e mídias.

Graças aos bons ventos da tecnologia temos hoje a possibilidade de com pouquíssimos aparatos conseguir um resultado considerável na sua gravação. Para montar um pequeno estúdio em seu quarto vamos precisar de:

1 – Computador com uma configuração razoável
Não estamos precisando AINDA de um super computador, um Mac ou alguma sucata da NASA. Basta que sua estação de trabalho tenha 1GB de memória, HD de 120GB e uma placa de áudio bacana. Se bem que antigamente eu gravava coisas bem legais com bem menos que isso. Porém não vamos avacalhar também, né, pessoal?!

2 – Um programa para gravação, edição e mixagem do áudio
O software que será instalado no seu computador e será o carinha que vai gerenciar e capturar o seu áudio. Daqui em diante vamos chamá-lo de Platafoma de Gravação. Entre eles podemos utilizar o Sonar, Cubase, Sony Vegas, Songe Fourge, Reaper, ProTools, Audacity, Wav Label, entre outros.

3 – Um cabo P10 com a sida P2
Esse cabo conectará o seu instrumento musical até o seu computador, onde será gravado pelo programa, editado e mixado.
 
4 – Fone de ouvido
Um fone de ouvido. ê!

5 – Cola e tesoura sem ponta.
Dica da Eliana.

É claro que esse formato é bem simplório, mas dá pra fazer um grande estrago, podes crer.

Ah, uma dica importantíssima que recebi do brother e produtor musical Alan Flexa é o drive Asio, que tira a latência (atraso na execução/gravação do áudio). Você pode baixá-lo aqui: www.asio4all.com

Enquanto você providencia o material, baixa os programas e mimimi, pode ir logo se familiarizando e mexendo no seu esquema de “home studio básico 1”, rs. Eu recomendo aos marinheiros de primeira viagem o Sony Vegas como software para gravação, pois ele é bem simples para capturar e em seguida mixar, baixem também o Songe Fourge que, por ser da mesma empresa, trabalha em consonância com o Vegas e é bem simples na hora de editar a parada toda.

No próximo post vamos tentar gravar algo utilizando esses recursos citados, e vamos entender melhor como utilizar cada um deles.

Então tá. Até mais ver.

Camila Ramos

4 comentários:

Paulozab disse...

Acho que tu deverias dar um crédito mair pro Audacity (http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt) que é um software gratuito (e que também é compatível com Mac). Eu uso ele, mas quero saber se aquele "Adobe Audition" serve também...

Paulozab disse...

O cara da foto do post ta usando um mac XD

Camila Ramos disse...

Paulo, vamos explorar o Audacity tbm mais lá na frente. QUanto ao Audition ( o engraçado é que vc fala do soft livre e depois pede informação de um produto adobe rss), enfim, eu nunca trabalhei com ele, mas aqui tem um fórum só sobre ele que é bastante interessante: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/147768/

Espero ter ajudado. Continue acompanhando a série DIY! =D

alanflexa disse...

O Audaciti não é um programa para produção musical.assim como vegas..recomendo o Reaper ou o Sonar,eles sim aceitam vários Plugins e são utilizados para essa finalidade...