10 de janeiro de 2013

Associação Educacional e Cultural Essência - AECE concorre a Prêmio ANU.


A Associação Educacional e Cultural Essência - AECE é uma organização não governamental sem fins lucrativos que a mais de oito anos vem desenvolvendo um digno trabalho em Macapá, a AECE luta pela inclusão social de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social. E é nesse contexto de pura dedicação a cultura levada ao jovem surgiu a Orquestra Quilombola do Curiaú, a 1ª orquestra quilombola do País.


A Associação não tem por meta formar músicos, e sim utilizar da música como uma forma de quebrar barreiras e proporcionar a tão sonhada inclusão social. Com êxito o projeto tomou destaque de proporções inimagináveis: Foi indicado ao Prêmio ANU, promovido pela CUFA – Central Única das Favelas. O mesmo contempla as movimentações mais significativas em favor da cultura negra.

A escolha do nome do prêmio foi proposital. “O Anu-Preto é um pássaro presente em todo o Brasil, encontrado em pastagens, campos, jardins, entre outras áreas abertas. Durante o período colonial, os portugueses e espanhóis usavam este nome para insultar os escravos e as pessoas de pele muito negra. O tempo foi se tornando aliado do preconceito contra esse pássaro, bem como contra os negros, fazendo com que a ave fosse culturalmente odiada pela população. A ave se transformou oficialmente no símbolo do agouro. A CUFA - Central Única das Favelas, mantendo a sua posição de quebrar os paradigmas, sobretudo os aplicados contra a população já estigmatizada, escolheu o pássaro Anu como o seu maior símbolo, a fim de fortalecer a cultura negra”. (fonte www.premioanu.com.br)

A Orquestra Quilombola do Curiaú já passou por todas as três fases classificatórias, duas delas por votação popular. Agora a Associação Educacional e Cultural Essência – AECE pede o apoio de toda população amapaense para que esse projeto com as crianças da Comunidade do Curiaú se tornem uma dos três grandes vencedores, sendo assim congratulados como uma das melhores ações do Brasil de 2012.

O ESN também está junto com eles nessa empreitada, e convidamos todos vocês que também estão “lá e cá pela cultura” a acessarem o link da votação http://www.premioanu.com.br/projeto_voto.php?est=AP. Só registrando que o período derradeiro de votações vai até 20 de fevereiro de 2013.

Acessem o blog da Associação Educacional e Cultural Essência - AECE para mais informações sobre essa e outras grandes ações http://educaressencia.blogspot.com.br/

Vamos lá, todos unidos pelo reconhecimento, valorização e total apoio a cultura sendo levada para todos os cantos desse mundo.

Hanna Paulino

Nenhum comentário: