6 de fevereiro de 2013

Coluna Fotoartista


Oie! Fui convidada pela querida, Camila Karina para a partir de hoje colaborar com o Eu sou do Norte com uma coluna que apresente fotógrafos e um pouco do seu trabalho. Com muita honra e alegria passo a fazer parte da equipe!

Para estrear  a Coluna "Fotoartista", apresento um fotógrafo tucuju que tem se destacado entre os artistas desta arte no estado.

O fotógrafo em sua instalação, "Retratos e Relatos", que integrou o 9º Salão de Artes do SESC.


Maksuel Martins Souza (28), nasceu em 15 de abril de 1984, em Macapá, capital do estado do Amapá. Criado no velho bairro do Trem pela avó Alexandra, Maksuel desde a infância tinha afinidade com as artes visuais. Aos 16 anos de idade, o garoto com dom para as artes se viu interessado na fotografia. Mesmo sem condições de comprar uma câmera fotográfica, Maksuel já sentia vontade em registrar cenários que lhe interessavam. A satisfação veio quando comprou a primeira câmera, uma “Fujifilm” amadora.

D. Gervalina, tia do fotógrafo, inspiração de sua arte. Fotos em PB e do tipo retrato estão estre as suas favoritas.


A partir da foto, intitulada “Solidão”, o fotógrafo percebeu que era a fotografia a arte que buscava para a sua vida. Desde então, o “ladrão de imagens”, como se auto intitula não parou mais de capturar.

Técnica que consiste em diminuir a velocidade do obturador. A fotografia contemporânea também se faz presente no acervo de Maksuel.


Identidade Fotográfica

De acordo com o próprio fotógrafo ainda não há uma marca registrada em suas fotos, ou seja, ele acredita não possuir uma identidade fotográfica. Ainda assim, vem descobrindo a temática que mais gosta de registrar: retratos. O interesse por este segmento da fotografia foi descoberto após Maksuel constatar que gostava de fazer fotos em que as pessoas de alguma maneira bem natural posam para as fotos e que possuía uma grande quantidade de fotos deste tipo. 

A fotografia contemporânea também tem tido grande relevância em seu trabalho, tanto que recentemente, o artista criou uma instalação intitulada "Retratos e Relatos", que integrou o 9º Salão de Artes do SESC. A instalação foi uma homenagem à tia, Gervalina, em que mesclava fotografias e uma gravação com as histórias que ela costuma contar ao sobrinho. A tia é uma das inspirações para a fotografia de Maksuel.

Mais fotos de Maksuel Martins em: Blog Ladrão de Imagens


Lívia Almeida

Nenhum comentário: