16 de junho de 2013

Por dentro da onda dos tributos

Especial Cazuza. No palco da AABB: Pepê Moraes
Talvez por Macapá ser um lugar tão pequeno, as modas pegam uma de cada vez, e a onda do momento são os especiais/tributos que fazem a alegria dos fãs.
Muito se discute sobre a super valorização do cover em relação ao autoral local, porém devemos convir que essa é uma escolha do público que lota as casas de show para celebrar a música dos seus ídolos. Prova disso é o sucesso de público dos eventos especiais promovidos desde o ano passado pra cá, e inegavelmente a produtora líder em público e eventos é o Movimento Amapá Rock (MAR), dos jovens empresários locais Geovani Junior e Darlan Costa.
O Movimento foi lançado oficialmente com o primeiro especial, em março de 2012, que homenageou a banda britânica Pink Floyd. Desde então os shows tributo viraram febre no meio  rock macapaense e inclusive expandiu o perfil dos frequentadores angariando novos admiradores das festas alternativas da cidade. O último, realizado dia 8 deste mês, levou centenas de pessoas até a AABB para assistirem duas atrações de fora, a banda paraense Paquetá, Los Hermanos Cover, e o carioca Pepê Moraes, cover oficial do Cazuza. 
É realmente de assustar a quantidade de pessoas que esses eventos tem agregado comparado as rotineiras festas rock em Macapá. Cover ou autoral, temos que notar que os recursos investidos em mídia e aparato de show são realmente grandes diferenciais dos shows do MAR. Quem sabe seja essa visão mercadológica que tenha feito emplacar a febre de tributos no Amapá, pois, se tomarmos nota, os tributos realizados timidamente por outras produtoras tem sido bastante miados comparados a estes.
Enfim, deixando de devaneios, resolvi conversar com a gelera do Amapá Rock e tentar entender um pouco mais sobre a visão de negócio desse povo que tem feito a festa dos macapaenses há mais de um ano. Confira a Entrevista:

Darlan Costa e Geovani Júnior - Proprietário do
Movimento Amapá Rock
ESN - Como surgiu a ideia de fazer os Especiais? 
MAR – Essa ideia de especial , surgiu na vontade de ter uma noite especial com sua banda preferida, na qual sempre queríamos fazer pelo simples prazer de ser mega fã. O primeiro foi com a queridíssima banda Echoes (Pink Floyd cover), realizado no Kingston. Foi um projeto movido e desempenhado com os músicos macapaenses, daí surgiu esse fórmula de sucesso e não paramos de produzir especiais.

ESN – Quais especiais vocês já produziram? 
MAR – Na ordem, desde o primeiro, foram Pink Floyd, The Beatles, Nirvana, Los Hermanos, Guns 'n Roses, Red Hot ( no Carnarock do Mar ), Coldplay, Especial dos Deuses ( Pink Floyd e Beatles ), Los Hermanos ( Paquetá-PA) e Cazuza ( Pepê Moraes-RJ).

ESN – Qual é o papo da produtora?
MAR – O Papo é sair do tédio na noite macapaense, e fazer muito Rock’n roll!

ESN – Quais são os planos de vocês para o futuro como empresa?
MAR – Continuar os especiais, e temos grandes projetos, como trazer Vanguart e outras bandas nacionais.
ESN – Quais as maiores dificuldades de fazer eventos em Macapá?
MAR – Sinceramente não temos grandes dificuldades, fazemos eventos com bandas que gostamos, é sempre um prazer. O máximo de contratempo é quando recebemos a visita do conselho tutelar rs.
ESN – Quais são os maiores retornos?
MAR – O maior retorno é a satisfação do público. Os eventos sempre terminam com uma energia sensacional. É o Poder das mensagens boas, fazem a galera ficar na boa. No MAR não tem brigas e nem confusão, galera só quer saber de AMAR . RS

ESN – Como vocês veem o perfil do público rock macapaense?
MAR – Nós vemos o público rock com extremo potencial pra lotar as principais casa de show da cidade. Há um tempo atrás viam nossa cena como uma cena excluída e sem potencial, mas provamos o contrário e hoje o público faz fila pra entrar nos eventos do MAR. Talvez isso seja proporcionado pelo uso "correto" da mídia, tvs, rádios, jornais impressos e internet, todos esses meios usados de forma correta chamam a atenção de novos ou até mesmo antigos adeptos do nosso estilo. Agora, nosso trabalho que vem há mais de 10 anos não vai parar e tudo o que queremos é continuar na batalha e mostrar que temos muito conteúdo, não é a toa que o rock nunca morre.

ESN – Qual o diferencial do MAR?
MAR – A diferença é o que nós sabemos oferecer. Ambiente super confortável, qualidade no som, iluminação de primeira, criatividade e, é claro, nossas atrações.

ESN – Quais os próximos especiais previstos?
MARAgora no mês de férias do MAR teremos Queen, Red Hot e The Doors. E ainda tem várias outras bandas agendadas.






Então tá.

Camila Ramos

Nenhum comentário: