30 de julho de 2013

Espetáculo inspirado na obra “Um copo de cólera” realiza apresentações e oficinas em Macapá



A intimidade entre atores e público é instigada através da proximidade e
do olho no olho, tornando a plateia cúmplice dos acontecimentos em cena.

O grupo de teatro BANDO_, residente na cidade São Paulo-SP, realizará 4 apresentações da peça “Cólera” e 2 oficinas de teatro, ambos em Macapá, no período de 2 a 10 de Agosto de 2013. 

O espetáculo Cólera é livremente inspirado no conto “Um Copo de Cólera” de Raduan Nassar, fruto do trabalho continuado de pesquisa do BANDO_, surgido há 3 anos dentro do curso de Artes Cênicas da USP. Operando nos limites entre o teatro, a dança e a música, em “Cólera” são apresentados dois atores-bailarinos e dois guitarristas, que tocam a trilha ao vivo em interação e confluência direta com a cena. 

Há também uma interação cênica entre os dois músicos e os dois atores
A produção conta com os atores-bailarinos Clóvis Lima e Felipe Stocco, músicos André Mourão e Tomás Bastos, dramaturgia de Sofia Botelho, direção de Anna Dulce Sales e Otávio Oscar e produção de Otávio Oscar. “Em nossa montagem a história não é narrada de forma linear, mas de maneira confusa, cheia de lacunas, desencontros, dúvidas e ambiguidades, característica muito peculiares às relações amorosas, onde o outro é verdadeiramente um enigma a ser desvendado e cuja tentativa é quase impossível”, explica Otávio Oscar.

 As oficinas visam o compartilhamento dos conceitos, da estética e do método de trabalho do BANDO_ com os artistas e interessados da cidade de Macapá. Consistirão em oficinas de “Experimentos em Direção Teatral”, “Movimento e improvisação na prática do ator”.

O espetáculo acontecerá nas sextas e sábados (2, 3, 9 e 10 de agosto) às 20h, no Teatro Porão do SESC Araxá ao preço de R$ 10 inteira e R$ 5 meia. As oficinas gratuitas serão realizadas de segunda à quinta (5 a 8 de agosto) das 19h às 22h, e as inscrições podem ser realizadas no site www.oficinasdobando.tumblr.com.

O grupo

Criado em 2010, o BANDO_ é um grupo de teatro que mantém um repertório de espetáculos e se dedica à pesquisa, teórica e prática, de diversos elementos da linguagem teatral contemporânea.

O BANDO_ tem como linhas de pesquisa: a ocupação de espaços não convencionais de teatro, o hibridismo entre teatro e performance, a deglutição cênica de obras literárias reconhecidas (utilizadas como “gatilhos dramatúrgicos” para a encenação) e a relação corpo-a-corpo com o espectador. Nas peças do BANDO_ o público é instigado a abandonar sua posição de conforto - distanciada das ações desenvolvidas em cena - e mergulhar no jogo cênico proposto pelos atores. 



Camila Ramos
Com informações de BANDO_

Nenhum comentário: