19 de agosto de 2013

O lugar é: Praça Barão do Rio Branco

Foto: Camila Karina
Passeando pela cidade de Macapá no domingo, me deparei com a Praça Barão do Rio Branco, e o ar nostálgico é o que ronda aquele lugar. Localizada na Av. Fab, entre as ruas São José, Cândido Mendes e Coriolano Jucá, a "praça do Barão" como é conhecida em Macapá, é um dos lugares mais significativos e tradicionais do centro da cidade. 
Foto: Camila Karina


Desde sua inauguração, 1º de dezembro de 1950, já era lugar cativo de estudantes, por ficar bem em frente a Escola Barão do Rio Branco, e até hoje, continua sendo um lugar para descansar, pensar, conversar etc. Já foi um espaço de reivindicações e festas rock/punk/roda de violão, porém nunca mais vi tais eventos rolarem por lá. 


O nome "Barão do Rio Branco" foi dado em homenagem à um grande defensor do Amapá, nas fronteiras: José Maria da Silva Paranhos Júnior, diplomata, geográfo e historiador brasileiro, filho de José Maria da Silva Paranhos, visconde do Rio Branco,  que tornou-se amplamente conhecido pelo seu título: barão do Rio Branco.

Foto: Camila Karina
Foto: Camila Karina


Fora o contexto histórico, a praça continua bonita, arborizada, e creio que seja uma das  praças mais conservadas e bem cuidadas de Macapá. O ponto negativo é a falta de programações culturais, já que é um ótimo espaço para tal e a falta de policiamento, mas não se pode ter tudo ( mas neste caso, deveria, o imposto existe não é?).

Fonte de informações históricas: Blog Porta-Retrato AP

Camila Karina

Nenhum comentário: