10 de março de 2014

Flap e Proler realizam a 1ª Virada Poética com 24 horas de poesia em Macapá

Iniciando as atividades da Pré-Feira do Livro do Amapá (Pré-Flap), o Governo do Amapá realiza a 1ª Virada Poética em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, 14 de março. A programação, que terá a duração de 24 horas, começa às 17h do dia 13 e vai até às 19h do dia 14, com diversas atividades realizadas na parceria Flap e Programa Nacional de Incentivo à Leitura no Amapá (Proler/AP).

De acordo com a presidente-executiva do Comitê Flap, Carla Nobre, o evento tem o intuito celebrar a poesia e dar inícios à agenda 2014 da Flap, que este ano promoverá a Pré-Flap em todo o Estado.

"O governo, mantendo o seu papel com a cultura e com a literatura, começa as atividades da Pré-Flap com uma mega programação de 24 horas de poesia que contemplará uma diversidade de público como os trabalhadores da noite, por onde vamos distribuir cartões com poemas na madrugada do dia 14", explicou.

A programação terá como ponto central o Museu Sacaca, onde acontecerão saraus, exposições, exibições de filmes, intervenções poéticas, oficinas e votação do concurso de fotopoema. O evento contempla ainda algumas escolas da rede estadual com o Rufar Literário, que é o encontro entre escritores e alunos e avança no Mês da Mulher com um momento de poesia dedicado às mulheres do Renda para Viver Melhor.

O evento terá ainda um grande sarau na noite do dia 13 reunindo todos os grupos de poesia da capital, além de dois convidados especiais, os poetas Eliakin Rufino, de Roraima, e Pedro Jr., do Rio Grande do Sul.

Para o diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Científicas do Estado do Amapá, Augusto Oliveira, que faz parte do Comitê Flap, é inegável o espaço conseguido no governo Camilo Capiberibe pelo segmento artístico literário tantas vezes esquecido.

"A Flap é prova disso. Abrimos a sua terceira edição no Museu Sacaca com a Virada Poética com compromisso, determinação política e muita sensibilidade, eis o grande segredo", enfatizou.

Dia Nacional da Poesia

A poesia ganhou um dia específico criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.

Castro Alves ficou conhecido como o "poeta dos escravos", pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.

Nenhum comentário: