20 de julho de 2014

Exposição Ocularis – reunião de arte, amigos e novos amigos



No sábado (19), rolou o lançamento da Exposição Ocularis, no Museu Sacaca, que foi simplesmente a projeção física de um projeto virtual lançado em junho. Nós (Raehli Hage, Nágila Rocha, Ronaldo Costa, Karen Pimenta e Camila Karina), que estávamos na organização, ficamos ansiosos, com aquele receio de que, não ia dar tempo, não tínhamos tanto tempo disponível, mas no fim, aconteceu e aos nossos olhos, estava tudo lindo. Ali colocamos nosso amor pela arte, pela cultura, sem pretensões financeiras ou “famosidades” ao contrário do que possam pensar. 

Participaram da exposição: Ana Paula Rodrigues (PA), Raehli Hage (AP), Karen Pimenta (AP), Camila Karina (AP), Edgar David (AP), Alexandre Smith (RO), Nágila Rocha (AP)  e Lúcio Costa Leite (AP). Nosso objetivo ali era mesmo transformar o que estava em formato digital em algo real, que poderíamos ver de perto, e ainda, encontrar com o autor, ou simplesmente apenas observar e pensar a respeito. Contamos ainda com participação especial do designer Rogério Araújo, autor da excelente revista "Poraké", que também foi lançamento digital e do grupo AP Quadrinhos. 
Temos a consciência de que colocar em prática qualquer atividade cultural exige tempo e também um investimento de nossos bolsos, porque até hoje, a dificuldade para conseguir apoio dos órgãos públicos é latente. Me perguntei várias vezes os porquês disso e percebi que ao passar muito tempo me perguntando passei muito tempo no ócio nada criativo, esperando que acontecesse aquele chamado: “Olha só, vai ter um espaço só para exposição, vamos reunir quem gostaria de expor”. Esse chamado nunca aconteceu. Mas a questão é, ficar parada reclamando e lamentado não traz movimento. Não traz atitude e nada relativo à por ideias em prática. 

Por isso, ao chamar os amigos para fazer nascer este projeto chamado de Ocularis, me senti um pouco mais viva, contribuindo com um pedacinho de “fazer algo”. Não foi tão fácil, mas aconteceu e só foi concretizado com ajuda dos amigos e dos novos amigos que nasceram pelo caminho. Já dizia a música de Tom Jobim: “É impossível ser feliz sozinho”, e isso vale também para movimentar a cultura de uma cidade: É impossível fazer isso sozinho. 

Unimos esforços e fazemos valer com bravura: somos do norte! E aqui também tem muita cultura! 

*A exposição Ocularis fica no Museu Sacaca (Casa de Vidro) até dia 31 de julho. Em setembro já pretendemos lançar uma 2º edição do projeto Ocularis. Para saber mais acesse a fan page. 

Para acessar a revista Ocularis, só clicar aqui


Camila Karina 

Nenhum comentário: