4 de agosto de 2014

Apenas sendo..Arte!



Quando aquele sentimento de fazer algo é unido ao cansaço de esperar, acaba sendo. Foi o que aconteceu com os professores/artistas que compõem a exposição “Apenas Sendo”. Uma iniciativa independente destes guerreiros e apaixonados pela arte, que em nossa cidade, ainda não tem o devido valor. Mas isso é pauta para outro texto. 

O importante mesmo é falar que, no último sábado (2), aconteceu a abertura da Exposição coletiva “Apenas Sendo”, na galeria da Fortaleza de São José de Macapá, com trabalhos conceituais e reflexivos, e ainda, uma instalação impactante. Se você ficou curioso, ainda dá tempo de visitar a galeria, até dia 31 de agosto ( tem tempo hein?). 

Tive oportunidade de conversar com alguns dos expositores, Lene Moraes, Jorge Paulino, Naldo Martins e Rafaela Sena. 

Lene Moraes, expos desenhos muito bons sobre o universo feminino, com toques de protesto sobre o quanto a sociedade sufoca a mulher em determinados momentos. Jorge Paulino trouxe mapas desenhados e na composição, um protesto contra a escravidão que ainda acontece nas indústrias têxteis da moda. 

O que me chamou atenção para o trabalho de Paulino, foram as obras/protesto contra as linhas com cerol, situação comum no período de férias em que a garotada aproveita para empinar pipas, porém, causando medo na população por causa do perigo de morte com as linhas cortantes.
Rafaela expos colagens incríveis, com temáticas muito expressivas, muito delicado. Uma arte sutil e forte. 
Naldo Martins trouxe o impacto e reflexão na sua arte. Mas não contarei detalhes, porque você precisa estar lá para ter qualquer impressão que lhe tire da zona de conforto. Ele também realizou uma intervenção artística que impulsiona a pensar sobre o que apagamos da mente e do corpo, com a performance “[A] Pagamento”. 

Ainda tem muita arte por lá que vale a pena ser vista. Por isso, faço o convite à todos que lerem este post. 

O cenário artístico amapaense vem crescendo cada vez mais, pelo esforço dos próprios artistas e sinceramente? Assim é bem mais valoroso, porque cansar de esperar acaba sendo um combustível infinito para qualquer trabalho.

Mais fotos aqui

Camila Karina

Nenhum comentário: