19 de agosto de 2014

IEPA recebe encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira


Pela primeira vez no Amapá, será realizada na próxima semana uma reunião científica da Sociedade de Arqueologia Brasileira, reunindo pesquisadores e estudantes que atuam na região Norte do país. O IEPA (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá) vai sediar o encontro, que ocorre de 25 a 30 de Agosto. Nos primeiros dias (25 a 28), serão realizadas conferências e palestras no Auditório Waldomiro Gomes (Museu Sacaca), com a participação de pesquisadores, professores universitários e estudantes, que vão apresentar resultados de pesquisas recentes nos diferentes estados da Amazônia e também em países vizinhos (Guiana Francesa e Suriname). Já estão confirmadas as presenças de pesquisadores renomados, como Dominique T. Gallois (USP) e Eduardo Neves (USP), que atuam na Amazônia há muitos anos.

 Nos dias 29 e 30, os participantes terão a oportunidade de participar de visitas guiadas a sítios arqueológicos no Estado do Amapá, como a Pedra do Índio (em Ferreira Gomes), a Base Aérea da II Guerra Mundial (no Amapá) e os famosos megalitos de Calçoene. O evento deve reunir cerca de 200 pessoas e vai contar com mais de 50 apresentações orais, que tratam de temas diversos. Alguns destes temas são o turismo em sítios arqueológicos, a participação de comunidades nas pesquisas, estudos de casos sobre sítios, tecnologias utilizadas pelos povos no passado e expressões artísticas na construção de potes cerâmicos. Este encontro é uma oportunidade única para conhecer mais sobre arqueologia na Amazônia, promovendo a interação entre estudantes, pesquisadores de referência nesta área e curiosos sobre o tema. 

As inscrições podem ser feitas através da página eletrônica http://www.iepa.ap.gov.br/sabnorte ou diretamente no setor de Arqueologia do IEPA (na Av. Feliciano Coelho, 1509). Estudantes têm a taxa de inscrição já com desconto, para incentivar sua participação. A Sociedade de Arqueologia Brasileira é uma associação civil de caráter científico, de direito privado e sem fins lucrativos, que tem por objeto congregar arqueólogos e demais especialistas dedicados ao ensino, à pesquisa e à prática da arqueologia e áreas afins, visando promover o conhecimento e a divulgação de assuntos referentes à arqueologia e ao patrimônio arqueológico. 

Serviço:  
Cerimônia de Abertura: Dia 25 de Agosto ( segunda-feira)
Hora: 19h
Local:  Auditório Waldomiro Gomes (Museu Sacaca)
Contato: Mariana Cabral: 96.8805 2994

Nenhum comentário: