14 de outubro de 2014

Um passo para um Amapá mais fashion

 
No período de 08 a 11 de outubro aconteceu em Macapá o 1º Amapá Garden Fashion, um evento de moda proposto pelo Amapá Garden Shopping em parceria com o Sebrae/AP e as lojas do estabelecimento. O evento aconteceu nas dependências do shopping com produção local e ainda contou com um convidado especial: Ronaldo Fraga, renomado estilista brasileiro, também reconhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido não só na moda, mas também na área de design.

É sabido que em Macapá o mundo da moda ainda está tímido, cheio de reservas, isso talvez por ainda ser cultivado o clima de cidade provinciana. O que sinceramente lamento, porém, isso não faz com que não tenhamos outras visões e impressões de como a moda mundial pode chegar aqui. E isso não significa abandonar nossas raízes, renegar nossa cultura amapaense, tão bonita e diversa de cores, como da região Norte inteira. E pensando nisso, algumas cabeças tornaram real um evento voltado para moda, com desfiles, dança, oficinas, participações de pessoas que compreendem e olham para a esfera fashion com sede de novidade.

Claro que houve falhas, como em todo evento, mas, o que vale nesta iniciativa não é criticar negativamente ou fazer chacota (um hábito muito cultivado por aqui). O que vale mesmo é agradecer aos realizadores e sentir que é possível ir mais a fundo depois desta janela aberta. Eu torço muito para que aquelas mentes ainda presas a conceitos tacanhos e limitados um dia vejam que seus conceitos, por mais que sejam egoístas, atrapalham o desenvolvimento geral da cultura da cidade, interferem no desenvolvimento dessa energia da modernização.

Para compreender mais é preciso informar-se, simples: basta ler um pouco, pesquisar. Nisso que o âmbito da moda, acaba traduzindo nossa personalidade. Isso ficou mais forte na minha mente, durante o bate papo  com Ronaldo Fraga, em que ele disse: “A moda também é política. Você não sai de casa e veste uma roupa à toa, até mesmo quando você acha que vestiu à toa, você passa essa mensagem”. E não tem como ninguém fugir dessa afirmação. Ninguém é obrigado a vivenciar ou aprofundar-se nos conceitos, mas, vale lembrar que moda é como a tecnologia, está em todo lugar. 
 
O bate papo com Ronaldo Fraga, foi uma cortesia do Amapá Garden Shopping com a imprensa e a blogosfera amapaense, e senti muita honra de ter o Blog Eu sou Norte entre os convidados. Obrigada também ao Boticário e Dune Comunicação pela lembrança e valorização deste veículo alternativo. Isso estendeu muito mais meu horizonte, principalmente na ideia de que moda é cultura, e os dois conceitos pode ser unidos da melhor forma.


Portanto, achar que influências de outros Estados e Países no vestir, no usar e calçar desvirtuam nossa cultura, é mais um daqueles pensamentos levianos que devemos jogar no baú de cinzas do atraso. Aliás, se você ainda convive com tais pensamentos ou pessoas que discorrem sobre isso com orgulho, talvez seja hora de olhar e ouvir outras ideias, uma reciclagem conceitual.


Há quem acredite que moda é apenas algo fútil e desnecessário, o que é outro grande e terrível engano. Mas esta pauta é para outro momento.

Parabenizo aos envolvidos na produção do Amapá Garden Fashion pela inciativa ousada, parabenizo os amapaenses que prestigiaram e deixaram para trás o atraso e preconceitos, que vibraram com as novidades e entenderam que este é um passo para abrir um caminho incrível de novidades e incentivos locais para quem ama o mundo criativo. E isso não tem nada a ver com roupa.
 
Camila Karina

Nenhum comentário: