2 de junho de 2015

Cultura: novos Conselheiros de Cultura do Estado priorizam valorização dos artistas de todos os municípios e criação do Sistema Estadual de Cultura

Os novos Conselheiros de Cultura do Amapá, para o biênio 2015/2017, tomaram posse e darão início às atividades de fomentação da arte no Estado. Representado por 16 membros efetivos e 04 suplentes, a formação do Conselho (ConseC) é paritária, 50% eleita por integrantes dos segmentos culturais, e a outra metade indicada pelo chefe do Poder Executivo. O Governador Waldez Góes deu posse aos Conselheiros, e Porfírio Freitas, o Popó, ativista cultural, e ex-gestor da área na esfera municipal foi eleito para a Presidência do ConseC.
O presidente Popó Freitas garante que a criação do Sistema Estadual de Cultura, a formação de artistas, a realização de concurso público para a área cultural e a escuta popular em todos os municípios são prioridades. “A criação do Sistema é a essência do nosso trabalho, porque garante o funcionamento das políticas culturais como política de Estado e agregam a criação do Plano, SNIC e o Fundo Estadual de Cultura”. O Presidente assegura, ainda, a reformulação da Lei de Incentivo à Cultura e a regulamentação dos órgãos vinculados à Secretaria Estadual de Cultura (Secult).
“Entre as atribuições do Conselho, está a regulamentação do que foi criado em benefício da arte e garantir instrumentos de valorização da cultura e dos artistas, por isso estaremos juntos com a Secult e a Assembleia Legislativa, e vamos firmar parcerias com outras instituições e universidades. A fomentação da arte passa pela organização do setor, e qualificação e valorização profissional. Artistas e produtores precisam estar preparados para assumir com responsabilidade e condições técnicas, a condução das instituições públicas que promovem a cultura”, disse Popó.
O próximo passo do ConseC é chegar até aos  promotores de cultura, instituições e artistas dos municípios amapaenses, e de outros Estados. O planejamento prevê a criação do Gabinete Digital, para troca de informações e experiências, e transparência das ações do Conselho; a formação do Fórum de Gestores Municipais de Cultura e de Presidentes de Conselhos Municipais de Cultura de todo o Amapá; e as audiências públicas para escutar as manifestações que servirão de base para o Sistema Estadual de Cultura.
Conselheiros de Cultura que representam o Governo do Amapá (GEA)
João Porfírio Freitas, Benjamim Melo Monteiro, Maria de Fátima Furtado, Maria José Pantoja Figueiredo, Pedro Paulo da Cunha Carvalho, Manoel Francisco de Matos, Carlos Dinelson Coutinho, Silvia Otoni de Farias. Suplentes: Elson Carmo Costa e Arlete Nunes de Carvalho.
Conselheiros eleitos pela sociedade civil
Ana Cleide Pereira Carvalho (Artesanato), Jamesson Márcio Pinheiro (Artes Visuais), Uliclelson Luis Pereira (Audiovisual), Jorge Ferreira Figueiredo (Cultura Popular e Afrodescendentes), José Lidivan Ferreira (Dança), Tiago de Oliveira Quingosta (Literatura), Angelo Albertino Queiroz (Música), Wenner George Ribeiro (Teatro). Suplentes: Luiz Alberto da Silva Lima (Capoeira).

Nenhum comentário: