10 de agosto de 2015

O lugar é: Praça Floriano Peixoto, porque tão descuidada?

Um dos lugares mais conhecidos e saudosos de Macapá até hoje é a Praça Floriano Peixoto, que nas antiguidades, tinha um aspecto alagado e feio. Por tais características acabou sendo apelidada de "Praça do Sapo" ou "Lago do Sapo", lá pelos anos de 1960*. * Blog Porta Retratos AP

Com a chegada do "saneamento básico" e a pavimentação, o aspecto do lugar melhorou e a Floriano foi adotada como lugar de passeios em família, "fuga" nos intervalos da escola, ponto de encontro, namoricos, conversas aleatórias, e atividades culturais da cidade como : "Lago do Rock", de onde sairiam várias bandas locais para movimentar o mundo macapaense da música. O espaço da praça que rolavam os sons já não existe mais, infelizmente. E claro, lugar também é certo para os skatistas colocarem o carrinho para trabalhar na pequena e reivindicada pista central. 

A praça Floriano Peixoto possui um pequeno lago (poluído, infelizmente), que chama a atenção principalmente por estar localizada no centro da cidade (para situar quem não conhece, o ponto de referencia é a rua General Rondon). Ela passou um tempo esquecida, mas em 2009 foi revitalizada e ganhou novos ares, com muito verde, flores e o famoso "pedalinho", que tem aquele "quê" romântico de um passeio a tarde e também faz a alegria (ou terror) das crianças.   

A iluminação também teve um retoque, porém recentemente dei um passeio por lá num dia de semana à noite, e as luzes estavam apagadas, a grama mal cuidada e o banheiro público nem preciso descrever. Lembro também que aconteceram episódios infelizes com skatistas. Mas diante do valor emocional e histórico do lugar, os acontecimentos são relevantes. 


O anseio fica mesmo para que a "Praça Floriano", como é chamada cotidianamente, esteja sempre iluminada para deixar um pouco mais bonito nosso passeio de cada dia pelas ruas de Macapá.









Camila Karina

Nenhum comentário: