27 de fevereiro de 2010

Música do Norte: Amaurose


Amaurose, originada da famigerada e esquizofrênica N.D.A, é uma das revelações do novo , fragmentado e ainda centralizado cenário de rock'n roll amapaense. A banda lançou um EP no segundo semestre de 2009( com arte e gravações impecaveis para os padrões amapaenses) com tres musicas que geraram uma boa repercussão, apesar da tiragem ter sido realmente limitada.


Confesso que não gosto muito de metal. O peso visceral e os urros de gorila ferido escondem, na maioria das vezes, péssimas letras e pouca qualidade melódica. O metal amapaense , infelizmente, segue a regra.Centralizado e bastante retardado, o gênero no estado se resume a algumas bandas com nomes estrangeiros, sangrentos, demoniacos ,caricatos e tambem as de origem e ideolgia cristã.


O maior acerto da Amaurose foi não ter se situado entre os adjetivos citados acima. Claro que existem regras a serem seguidas para se continuar em um determinado gênero e a banda as cumpre com louvor(o que garante a aprovação dos mais xiitas), mas o grande trunfo está no diferencial. As letras da Amaurose não falam de seres demoniacos ou sagrados(que jamais terão relevância) mas dos aspectos relacionados ao ser humano e seus inumeros, mas sempre mais importantes, poéticos e eternos do que qualquer coisa.


Claro, se alguem conseguir fazer essa reflexão com tanta barulheira.




Igor Reale

Nenhum comentário: