12 de dezembro de 2011

Quebramar 2011 - Heróis da resistência

A partir do dia 6 de dezembro, Macapá respirou cultura, música, teatro, fotografia, arte, etc. Tudo proporcionado pela 4 edição do Festival Quebramar 2011, realizado pelo Coletivo Palafita, que este ano foi apresentado pelo Ministério da Cultura, Petrobras e Governo do Estado do Amapá. O blog Eu sou do Norte, que é um meio de comunicação alternativo, esteve em quase todos os dias de oficinas, debates e show's, fazendo cobertura colaborativa e trocando ideias.

Eventos como este, reunem muitas cabeças pensantes, o que sempre é válido quando se trata de cultura. No dia da abertura oficial, que aconteceu no dia 6 de dezembro no Centro de Convenções Azevedo Picanço, o debate sobre "Políticas Públicas para a Cultura e o Custo Amazônico", foi o "ação!" para mais cinco dias de muito compartilhamento e conhecimento.

Já assisto essa evolução há um tempo, e sempre me declarei completamente apaixonada. Soa romântico demais, porém, é preciso estar com esse sentimento para investir e lutar pelo crescimento da cultura no Amapá. Também conheço o trabalho do Coletivo Palafita de perto, e, assim como a cultura, eles cresceram, amadureceram e, também são amantes da cultura, declarados. Enquanto eu acompanhava todo o processo do Festival Quebramar 2011, observava a dedicação de cada pessoa que estava envolvida na produção, nos bastidores, na recepção dos artistas e concluí que, as pessoas que compõem o Coletivo Palafita são heróis da resistência. 

Eles são um grupo que começou com pequenos eventos, muito esforço e as vezes, frustração, e mesmo assim, não desistiram. Tiveram a persistência e paixão essencial para correr atrás, se empenhar, profissionalizar. Para minha surpresa e orgulho, eis que aconteceu o Festival Quebramar. Evento que proporcionou desde 2007, diversidade e acessibilidade musical e artística para os amapaenses. 

Poderia me conter em elogios e apenas agradecer pela abertura que a equipe deu ao Blog Eu sou do Norte, mas tenho algumas coisas para ressaltar. 

O material de publicidade com seu contexto histórico, o vídeo, a equipe de texto, fotografia, edição, produção de palco, "anjos", especialmente, o zelo para que o andamento do trabalho estivesse certo, nos mínimos detalhes, tudo impecável. E claro, meus agradecimentos especiais, em nome da equipe do blog, à comunicação/assessoria do Coletivo, ao Museu de Imagem e Som (MIS) e o  Coletivo Curupira Vampiro, que nos deram todo apoio para que pudéssemos proporcionar à vocês, registros de tudo que rolou no Quebramar. Foi muito valioso perceber o respeito com nosso trabalho, diante de tanta correria. 

Agradeço também aos leitores que participaram e acompanharam nossa cobertura, comentando, criticando, sugerindo. Nossa parceria não é só com produtores e realizadores de eventos, mas também com vocês, pois nosso objetivo é divulgar e compartilhar o máximo de informações possíveis sobre o que não chega na grande mídia. 

O Quebramar 2011 desbravou novos rumos culturais e quebrou tabus como aquele de que, grandes artistas não pisariam nas terras tucujus, quem esteve na Fortaleza de São José de Macapá, neste domingo (11), pode acompanhar. 

No mais, creio que próximos eventos maiores tendem a chegar em Macapá, e com isso, proporcionalmente os apaixonados pela cultura, estarão cá e lá, em prol de um amor em comum: a cultura.

Até o Quebramar 2012! 


Camila Karina

5 comentários:

Otto Ramos disse...

Feliz pela corrida junto do Blog junto com o Festival e pela dedicação, carinho, cuidado ao evento que certamente teve um Plus com a cobertura que vcs fizeram! Viramos juntos uma grande chave na Cultura em MCP e agora é responsabilidade nossa cuidar desse filho que já tá grandinho!
bjs! tamo junto!

Alexandre Avelar disse...

É noiz!

atapalafita disse...

Muito legal a participação do Blog Eu Sou do Norte na cobertura colaborativa do Festival Quebramar. Foi nosso primeiro trabalho juntos e espero que s prolongue em outras atividades. Então, vamo que vamo!

Karen Pimenta

Anônimo disse...

Gostei muuuito! Parabéns!

Amaurose disse...

Muito foda Camila, tamo tudo junto e misturado \o/