29 de novembro de 2013

Primeiro dia de Shows do Festival Quebramar 2013

"Eis a questão"
28 de novembro de 1912, a Albânia proclama sua independência do Império Otomano. 101 anos depois, começa o primeiro dia de shows da 6ª edição do Festival Quebramar!! O que uma coisa tem a ver com a outra? Nada!! Mas atire a primeira bola de papel quem nunca teve problemas com introdução. Ok, eu sei. Essa merece um pleonasmo do tipo “ridiculamente horrível”. Mas foi tudo proposital, então, ela não se torna uma introdução “fantasticamente incrível”? Eis a questão. Enfim, o que importa é que agora não vai ficar estranho começar assim:

Pois é, ontem começou o primeiro dia de shows do Festival Quebramar 2013. Rolou Trapos e Cometas (AP), Tem Deck? (AP), Guitarras do Meio do Mundo (AP), e Strobo (PA). Tudo aconteceu no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, mas conhecido como “ali na frente do CCA”. Particularmente eu achei que daria mais gente. Achava que as pessoas tinham o mesmo pensamento que eu: “Não quero correr o risco de perder um show do nível do Violentango”. Pra quem não sabe, Violentango foi a atração principal da noite do instrumental no Quebramar 2011. Mas o público foi razoável, apenas. Mas não importa, acredito que cada um estava lá com quem gostariam de estar e é isso que faz a diferença.

Guitarras do Meio do Mundo
Eu... cheguei atrasado. Por motivos com os quais ninguém se importa, cheguei durante a apresentação do projeto Guitarras do Meio do Mundo. Achei estranho, na programação diz Tem Deck? feat Guitarras no Meio do Mundo – deixa eu ver no google aqui rapidola o que significa “feat”. (2 min) É o que eu pensava mesmo, abreviação de featuring, que equivale a “com a participação de” – mas os caras da Tem Deck? Não estavam no palco. Bom, eu não estava lá pra saber mesmo, então não tenho nem conhecimento de causa pra falar. E também não importa, o que importa é que o som estava fodástico. Os caras conseguem fazer milagre com aquele equipamento de som do CDC.

Guitarras do Meio do Mundo
Desses caras não tem o que falar. A qualidade do som que eles tiram é indiscutível. Não foi a primeira vez que os ouvi, nem juntos nem, para alguns dos músicos, individualmente. O projeto é encabeçado pelo Cléverson, Luíz Pappa e Israel Cardoso. E de cara é notável a capacidade que os caras têm de fazer excelentes covers das mais conhecidas bandas de Hard Rock e Blues principalmente. Tudo rola em torno das guitarras, e até nas músicas que o Cléverson canta dá pra ver que a voz é elemento secundário ali. Foi uma lástima não conseguir chegar a tempo por motivos com os quais ninguém se importa.

Pois bem, depois veio Strobo, uma banda lááááááá do Pará composta por um guitarrista (Léo Chermont) e um baterista (Arthur Kunz). Os caras já rodaram o Brasil todo e participaram duma porrada de festivais por aí. Tais como Abril pro Rock, Virada Cultural Paulista e Conexão Rio. Também gravaram o Experimente do Multishow. Há de se reconhecer que é uma das maiores revelações da música nacional desta década, e os caras tem pouco mais de dois anos de trabalho.
Arthur Kunz - Strobo

O som é uma parada meio cumbia, bregoso de leve e carimbó. Só que com riffs que parecem ter saído de um disco de Hard Rock dos anos 80. Tudo isso mergulhado num balde de música eletrônica. Tudo muito variado, do jeito que Música Instrumental tem que ser. Capaz de evitar que o tiozinho da batata frita pergunte: “Quando é que o cara vai começar a cantar?”. Os efeitos, riffs e a percussão tornam tudo muito empolgante de escutar.

A baixista da banda Godzilla ainda entrou depois pra fazer uma participação especial em uma música. O baixo deu uma encorpada significante na dupla. Só achei que o volume dele podia estar um pouco mais alto. Mas, de qualquer maneira, a música ficou muito boa!

Léo Chermont - Strobo
Pois é...o primeiro dia de shows foi mais ou menos por aí. A quinta-feira da Música Instrumental no Quebramar sempre dá pano pra manga comprida. Foi numa dessas que conheci Violentango, que escuto com muita frequência por aqui. E, bem, Strobo já tá aqui no HD.











Hoje o Quebramar continua com Krisiun (RS); Amatribo (AP); Leptospirose (SP); ProfétiKa (AP);
Matinta Perera (AP); MorrigaM (AP); e Sangria (AP).

Sentiu falta de Madame Saatan? Infelizmente o show precisou ser cancelado por motivos que, espero, ainda divulgarão. Mas nem por isso eu deixarei de estar lá daqui a pouco.


Abraços!

Nenhum comentário: