8 de julho de 2015

Exposição reúne mais de cem obras do artista amapaense R.Peixe

Jéssica Alves Do G1 AP
Exposição vai reunir 40 obras inéditas em Macapá (Foto: Divulgação) 
Exposição vai reunir 40 obras inéditas em Macapá
(Foto: Divulgação)
 
Telas e esculturas inéditas do artista plástico amapaense R. Peixe poderão ser vistas pelo público em Macapá durante a exposição “Expressão de Tons”, que inicia na sexta-feira (10) às 20h no monumento Marco Zero do Equador, ponto turístico localizado na Zona Sul da capital. A mostra ocorre até o dia 24 de julho.

Quarenta obras são do acervo particular da família que estavam guardadas na última casa em que viveu o artista, em Natal, no Rio Grande do Norte, e chegaram ao Amapá em setembro de 2014. O artista, que ficou conhecido por retratar os cenários e elementos amapaenses, é uma das referências na cultura local e fundou a Escola de Artes Cândido Portinari, em Macapá.

Segundo o filho do pintor, Beto Peixe, durante a abertura da exposição, um quadro em branco, assinado por R. Peixe, será pintando por vários artistas que foram discípulos do artista plástico.
Família de R. Peixe mostrará 40 obvras inéditas do artista em Macapá (Foto: R. Peixe/Arquivo Pessoal) 
Família de R. Peixe tem acervo de 118 obras
inéditas do artista (Foto: R. Peixe/Arquivo Pessoal)
 
“Sabemos da importância destas telas e decidimos colocar à disposição dos artistas para que cada um dê sua parcela de contribuição para compor o quadro, e eles vão pintar ao vivo para a apreciação dos visitantes”, explicou.

Ele explica que a exposição conta com uma parte do acervo, que ao todo contempla 118 peças, e futuramente serão obras de novas exposições.

“São muitas telas e por isso resolvemos fazer várias exposições, para que todos os amantes de artes em Macapá possa apreciar os trabalhos inéditos de R. Peixe. Nosso propósito é não deixar o seu legado ser esquecido. É uma oportunidade de conhecer mais trabalhos, incluindo os últimos quadros pintados por ele. O público terá acesso a obras nunca divulgadas e que ficaram guardadas durante dez anos”, completou.

A programação inicia às 20h, no Monumento do Marco Zero do Equador e contará com a apresentação do grupo Poetas Azuis, coquetel, presença de familiares, amigos, autoridades e do público em geral.
R. Peixe ficou conhecido por retratar os cenários e elementos do Amapá (Foto: R. Peixe/Arquivo Pessoal) 
R. Peixe ficou conhecido por retratar os cenários e elementos do Amapá
(Foto: R. Peixe/Arquivo Pessoal)
 
R. Peixe
Nascido em São Caetano de Odivelas, no Pará, em 10 de julho de 1931, R. Peixe é conhecido, principalmente, pela sua vocação às artes plásticas, que retratam os pontos turísticos do Amapá. Entretanto, dedicou sua vida com a mesma intensidade para o futebol, o carnaval e o mundo empresarial.

De acordo com a família, aos 10 anos, ele ganhou o 1º lugar em um concurso de desenho com o retrato de Pero Vaz de Caminha, quando estudava na escola Tenente Rêgo Barros, em Belém. O artista plástico chegou ao Amapá em 1953, onde teve seis filhos. Dois deles, Betto Peixe e Irê Peixe, herdaram o talento do pai.

Em 1963, R. Peixe começou os estudos na Escola Nacional de Belas Artes. Após se formar, em 1973, o artista fundou a Escola de Artes Cândido Portinari onde foi professor até 1981. Após o término do casamento, R. Peixe viajou para a cidade de Natal, onde decidiu morar e pintar os cenários nordestinos. O artista morreu em março de 2004 e foi sepultado em Macapá.

Muitas obras do artista estão expostas em órgãos públicos do estado e no Aeroporto Internacional de Macapá. Grande parte do acervo também foi vendido para a França, Japão, Estados Unidos e Itália.

Serviço
Exposição “Expressão de Tons” de R. Peixe
Data: 10 a 24 de julho
Hora da abertura: 20h
Local: Monumento Marco Zero
Visitações: de 8h às 19h

Nenhum comentário: