22 de dezembro de 2011

De Mãos Dadas com a Arte

"Bárbara Damas no II Palhaceata"


Quando pensamos em “Arte” um mundo de idéias, autores, cores, sensações e outras coisas passam pela cuca da gente! Às vezes isso parece assim tãooo distante, mas na verdade sempre tem alguém fazendo arte bem pertinho de nós. 

Barbara Damas é uma artista plástica Amapaense, que por muitos anos vem dedicando tempo para a arte, tem um currículo satisfatório de benfeitorias e projetos do ramo, trabalha atualmente no design artístico do muro do Colégio Santa Bartolomeia Capitano, que pessoalmente está ficando com um visual de primeiro mundo. Seus trabalhos com aquarelas transmitem carinho e conforto profundos, por isso são facilmente escolhidos como referencial tanto por crianças quanto por adultos.

A mistura de pensamentos com o lúdico dos desenhos e das cores dá um toque de expressividade em suas ilustrações. Tais ilustrações já fizeram parte do livro MACAPÁ: A capital do meio do mundo de Herbert Emanuel e Adriana Abre. A ultima exposição foi em Junho no Motor`s Café Gourmet juntamente com Mario Baratta no projeto “Café Expressivo”. 

Para chegar até aqui, essa artista vem conquistando histórias, mundos, ventos e os pensamentos dos simpatizantes, pois como sabemos, as coisas andam bem devagarzinho para esses lados do Norte quando o quesito é “cultura”, portanto o reconhecimento e a expansão desse movimento cultural ficam de lado por inúmeras vezes, assim como outros talentos são deixados de lado. Isso faz lembrar sobre um comentário feito no debate sobre o “Custo Amazônico” na abertura do Festival Quebra Mar 2011, onde o vice-presidente do Conselho de Cultura do Estado Cléverson Baia, falou sobre a reforma de políticas para emancipação da cultura no estado, se temos um estado onde a prioridade é saúde, educação e segurança pública, é por que somos muito carentes! 

Devemos nos lembrar que é importante a valorização cultural, pois é marca da identidade de um povo. E passamos por várias vezes pelo processo onde tudo o que é produzido no Norte não tem o mesmo reconhecimento das outras produções artísticas do Brasil a fora.

- O sol das seis faz a gente ser do tamanho que a gente é.

Para conhecer melhor o trabalho dessa artista, ou entrar em contato para outros interesses profissionais no blog bdamas.blospot.com ou pelo e-mail barbaradamas@live.com.

Aline Vanessa

Um comentário:

Bárbara Damas disse...

Penso que podemos alcançar uma independência e melhor construção ( ou desconstrução) de conceitos estéticos e culturais quando passarmos a ter liberdade real para interferir na vida da cidade, sem necessariamente passar por crivos de clubinhos. Creio ainda, que a organização é necessária sim , mas , vejo com tristeza o deslumbre e maneira colonial de ver o OUTRO/metrópole, bem como a mania de defender a coisa da terra como se fosse a última tinta da paleta.
Creio que para a Cultura, também, o caminho do meio seria um bom caminho, para qualquer a arte que se faça parte.

Uma boa vida para todos.
B. Damas

Fica aqui meu 'muito Obrigada' pelo espaço no EU SOU do NORTE. Especialmente Para Aline Vanessa, que falou bem de mim..(risos)