Se tem uma coisa que tem força nessa sociedade agitada é mesmo a tal da comunicação visual. Imagina só, sem toda essa estrutura voltada para os olhos o que seria de certos serviços e produtos famosos? Simplesmente não seria.
Viver sem comidinha pros zóio, de fato não dá. Logo, surge o alento de ver a galera do norte cobiçando design, especialmente o gráfico. De ver o pessoal tendo a arte como investida, focando na paisagem, se apegando às formas e cores, apurando as habilidades... Um desses é o Alcir Neto; garoto ligados nessas coisas.
Alcir Ferreira Neto, 20 anos, teve seu primeiro contato com o design por volta de 2004. Começou produzindo pequenas peças gráficas para Fã site musicais de artistas nacionais e internacionais. Daí tornou-se popular entre o grupo, auxiliando mais ainda nos sites.
Em 2006, Alcir fez parte da produção de um Fã site ligado à banda Pitty. O resultado? Prêmio VMB da MTV. “Foi um impulso. Uma direção pra minha futura carreira e graduação” comenta.
Por ser sempre o escolhido dos amigos e parentes pra produzir convites e afins, o moço sabia que poderia ter futuro nesse campo visual. Sem qualquer curso, somente lendo tutoriais na internet, aprendeu a manusear as ferramentas dos programas específicos para edição.
Ano retrasado entrou na faculdade, mas só cursou até o terceiro semestre do curso de Design Gráfico/Produto. “Parei porque surgiu a oportunidade de finalizar o curso em outro estado, infelizmente não rolou - esse ano, finalmente estou voltando” explica. Ainda em 2010, unido com alguns amigos, criou a Curupira Vampiro. Entre seus vários papeis nesta produtora, cuida especialmente do material gráfico para os eventos.
Atualmente surgiu um convite para introduzir-se à equipe de multimídia da CAFE (Casa Fora do Eixo 2012). Um lugar que, de acordo com ele, é perfeito para experimentar e criar. Sua vontade maior está em trabalhar com estamparia e ilustração, embora não note seus traços como suficientemente convincentes.
Logo da produtora Curupira Vampiro
É um trabalho feito para um evento realizado por uma Igreja Evangélica, é muito significante pra mim porque foi a minha primeira estampa prensada. Tenho uma coleção de estampas guardadas a sete chaves, espero poder comercializa-las em breve.
Um trabalho de identidade visual de 2012 do Cine Paraíso. Uma peça nova que eu gosto. Clássica e elegante, passando a ideia daqueles cinemas antigos, priorizando as informações.
Meu portfólio : alcirrr.tumblr.com
Auto-Alcir?
No pessoal, sou tímido em um todo. O trabalho me ajuda muito com essa timidez toda. Na área gráfica, gosto do abstrato e do retrô, sem muita sujeira; tento sempre suavizar, deixar o mais clean possível. Na parte de produção, tento sempre me atentar ao que o público quer ver/ouvir, gosto do novo em geral.
Cabeça ferve de ideias quando?
Geralmente antes de dormir, apesar de passar o dia rabiscando ideias.
Aperta o olho quando?
Geralmente quando vejo algum assassinato gráfico, o que infelizmente é muito comum no nosso estado. Na área do design, na maioria das vezes, vale sim, julgar o livro pela capa. Se o que tá sendo mostrado primeiramente não tem conteúdo e não passa por uma revisão, imagina o que tem dentro?!
Cara feia para?
Quem me conhece bem sabe que eu faço cara feia pra tudo, mas eu tento relaxar, agora quando o papo é sono... a cara que já é feia, fica mais feia ainda, por qualquer coisa.
Info bônus?
Tô na pista pra negócio! Sou designer gráfico (ainda em formação), produtor cultural com a Curupira Vampiro e ainda dou aula de inglês em uma escola de idiomas, já fui cartorário e hoje sou feliz.
alcirrrneto@gmail.com | facebook.com/AlcirFerreira | @alcirrr
Elisama Jamilie
Nenhum comentário:
Postar um comentário