13 de abril de 2010

Nozovido - Parte I

Bacamarte e seu legado


Quando se fala sobre o Rock dos anos 60 e 70, me vem na mente toda aquela psicodelia da época e aquelas bandas Hippies. Lembro logo de Jimi Hendrix, Beatles, Mutantes, Pink Floyd, Led Zeppelin e dentre tantas bandas que existiram. Muitas se mantiveram durante um tempo, outras não duraram sequer um ano, mas cada uma deixando um legado indiscutível para o mundo do rock. São inúmeras as bandas que fizeram acontecer naquela época, e existem até hoje na memória, na cabeça, no respeito e nos assobios de muitos, pois qual amante de Rock que nunca assobiou uma musica dos Beatles?

O Fato é que, existe tanto material que não tenho noção de quanto tempo levarei para conhecer todos, talvez vá levar a vida toda, e acredito que chegarei aos meus 70 anos de idade (se caso eu chegar lá), esquecendo das primeiras bandas que tive contato, e é nesse ponto que quero chegar.

Esquecimento nada mais é que uma falha na retenção ou na evocação dos dados de nossa memória, ou seja, somos humanos e somos propícios a falhas, é de nossa natureza, falhar e esquecer. Sendo assim, vou fazer uma pergunta, quem aí lembra de Bacamarte? Talvez muitos não se lembrem ou até mesmo não conheça. Se procurar no dicionário vai encontrar uma resposta, dizendo que Bacamarte é uma arma de fogo, cano curto e tal... Certo, mas estou me referindo a banda Bacamarte.

Bacamarte foi uma banda brasileira que surgiu nos anos 70, foi um grupo de rock progressivo que teve muita repercussão nacional e internacional. É considerada por muitos, uma das maiores bandas de rock progressivo que já se teve no Brasil. A banda é tão boa que seu álbum intitulado “Depois do Fim” foi listado como um dos melhores álbuns do gênero pela comunidade Prog Archive, dentro da lista existem álbuns de bandas como Pink Floyd, Jetrho Tull, Gênesis e Yes.

Banda formada por colegas de colégio no Rio de Janeiro, foi sofrendo várias mudanças com o tempo, chegaram a se apresentar na TV Globo no programa Rock Concert , programa que teve passagem de bandas como Kansas, Manfred Mann’s Earth Band e Elvin Bishop.

Bacamarte gravou uma demo, porém não teve o devido reconhecimento pelas gravadoras que acabaram não gravando seus álbuns. A banda se destacou e ganhou nome em 1982 com o surgimento da radio Fluminense FM que dava oportunidade para bandas novas e desconhecidas da época. Com isso Bacamarte teve seu trabalho repercutindo no Brasil e no mundo, principalmente Europa e Japão.

Mesmo com a consagração, acabou em 1984, com apenas o álbum “Depois do Fim”. Se você tiver curiosidade de baixar o album, clique aqui 


 Em breve, Nozovido - Parte II, de Bacamarte e seu legado.


Por Felipe Façanha - colaborador

Um comentário:

Graciliano Santos disse...

Tavendo, só lembram do primeiro nome da dupla. Cade o Chumbinho que ninguem fala???!!